top of page

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (WHPCD)

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (WHPCD) é um dia de ação unificada em apoio aos cuidados paliativos. O cuidado paliativo é uma abordagem de cuidado interdisciplinar que otimiza a qualidade de vida e reduz o sofrimento relacionado à saúde de pessoas com doenças muito graves e de seus cuidadores. O WHPCD é comemorado todos os anos há 17 anos. Junte-se a nós para defender melhores serviços de cuidados paliativos e hospice em todo o mundo. Com um só propósito, levantaremos nossas vozes e faremos o que pudermos em nossos diferentes contextos para enviar a mensagem: “Não existe Cobertura Universal de Saúde sem a integração dos cuidados

paliativos nos sistemas de saúde em todo o mundo”.

O tema para 2023 é Compassionate Communities (Comunidades Compassivas): Juntos pelos Cuidados Paliativos. A compaixão é definida como um forte sentimento de empatia pelas pessoas que estão sofrendo e um desejo de ajudá-las. O “verdadeiro significado” da compaixão é reconhecer o sofrimento dos outros e tomar atitudes para ajudá-los. Agora, mais do que nunca, há uma necessidade contínua de nos unirmos para apoiar as comunidades e cada parceiro. O cuidado paliativo é uma responsabilidade. Os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida das pessoas que enfrentam doenças graves, não apenas no final da vida, mas durante toda a trajetória da doença, desde o diagnóstico. Ele também abrange a saúde e o bem-estar dos cuidadores, o que inclui o apoio à dor e ao luto.

Comunidades compassivas cuidam das pessoas, ajudam as pessoas a viver no lugar que chamam de lar, conectam as pessoas a serviços e aumentam a conscientização sobre questões relacionadas ao fim da vida. Envolveremos os governos e as demais partes interessadas em uma abordagem de promoção da saúde para os cuidados paliativos, com o objetivo de apoiar a solidariedade entre os membros da comunidade durante todo o curso da vida até seu fim. Nos últimos anos, centenas de comunidades compassivas foram desenvolvidas em todo o mundo. Acreditamos que o trabalho de cuidados paliativos junto a comunidades compassivas multiplica a capacidade de atender as necessidades dos mais vulneráveis em nossas comunidades.



Comments


Destaque
bottom of page