Plano Estadual de Cuidados Paliativos
- GEPCP

- 7 de mai.
- 2 min de leitura
Em 2014, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Cuidados Paliativos iniciou uma ação no estado do Rio de Janeiro para garantir a dignidade das pessoas que sofrem com doenças ameaçadoras da vida.
Foi um trabalho coletivo e de grande desafio que não se finda hoje com o lançamento do Plano Estadual, porém foi mais um degrau alcançado.
Inicialmente, propomos (GEPCP) uma legislação, que foi abraçada pelo deputado estadual Carlos Minc.
Seguimos os trâmites para aprovação da Lei que institui o Programa Estadual de Cuidados no estado do RJ. Embora tenha sido aprovado, na época, o governador o vetou.
Mas isso não nos enfraqueceu, pelo contrário, com a força do movimento social da Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama RJ, liderado pela Fundação Laço Rosa @fundacaolacorosa, o Projeto de Lei foi apresentado mais uma vez, em 2019, sendo finalmente aprovado pelo executivo estadual.
Mas a aprovação por si só não garantiria
o direito ao acesso aos cuidados paliativos, por isso caminhamos na perspectiva de levar para o mundo da vida o Plano Estadual de Cuidados Paliativos com a mobilização do movimento social, de participação de diversas instituições de ensino e pesquisa, de profissionais de saúde e do legislativo, provocamos a Secretaria Estadual de Saúde do RJ a criar o grupo de trabalho com todos os envolvidos na implementação da política e, assim, chegamos até o dia de hoje...
O lançamento do Plano Estadual de Cuidados Paliativos representa a conquista de luta de toda a sociedade fluminense... Que a data de hoje, para além de ser simbólica, possa definitivamente representar e garantir o direito das pessoas a terem acesso a essa abordagem em saúde.
Obrigada a todos que caminharam nessa caminhada... sigamos!
@abrapac.apoioaospacientes
@amigasdamamadecabofrio
@aamteresopolis
@peloolhardacareca
@guarahciarh (in memorian)
@radisfiocruz
@multiplicadoresdevisat
@dihs_ensp_fiocruz
@ensp_fiocruz
@oficialfiocruz
@csegsf
@ernanicmendes
@ana.paula.braganca
@carlos.minc


.jpg)






























Comentários